Acompanha as atividades da Sul Engenharia e Sistemas por meio de posts.

TANAC torna-se consumidor cativo em 69kV na unidade de Rio Grande, RS.

A TANAC é uma indústria que há mais de seis décadas atua em diversas áreas, utilizando extratos naturais que se destinam à produção de couro, indústria química, abastecimento da indústria de celulose, entre outros setores fabris. Na unidade de Rio Grande, na região sul do estado do Rio Grande do Sul, é realizado a produção de cavacos a partir da acácia negra.

Visando a expansão desta unidade para a produção de pallets de madeira, a TANAC inaugurou sua mais nova subestação de energia elétrica com aproximadamente 12MVA. Com isso terá a maior planta da América Latina em produção de pallets, abrindo caminho para ser uma das maiores exportadoras de biomassa para China e União Europeia.

 

Com a nova subestação de energia elétrica, a TANAC se tornou um consumidor cativo em alta tensão (69kV) da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica - CEEE-D. Agregando a planta, além de menores custos com energia, uma maior qualidade e confiabilidade no fornecimento desta.

O empreendimento na concessionária consistiu na expansão do barramento existente da SE Rio Grande 3 da CEEE-D e instalação de mais um pórtico de linha dedicado exclusivamente para a subestação da TANAC. A linha de transmissão que interliga as duas subestações é formada por um trecho aéreo e outro subterrâneo, o que causou uma adversidade extra ao projeto.

 

A Sul Engenharia e Sistemas participou ativamente deste grande empreendimento fornecendo toda solução de proteção e supervisão. Em parceria com a Fockink, foram desenvolvidas a seguintes atividades:
- Consultoria e projeto da arquitetura de comunicação;
- Fornecimento de equipamentos e painel de telecomunicação para a distribuidora local;
- Parametrização dos dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs) de proteção e controle;
- Testes e ensaios de proteção dos IEDs;
- Comissionamento da arquitetura IEC61850 de todos os IEDs, tanto na subestação da CEEE-D quanto no lado de alta tensão da subestação da TANAC.
 

Please reload

Posts em Destaque

TANAC torna-se consumidor cativo em 69kV na unidade de Rio Grande, RS.

04/04/2016

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Pesquisa por Tags
Please reload

Siga
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google Classic

© 2016 by Sul Engenharia e Sistemas Ltda.

Sul Engenharia e Sistemas

 

Fale Conosco: (51) 3339-4136