Acompanha as atividades da Sul Engenharia e Sistemas por meio de posts.

Complexo eólico Pontal inicia escoamento de energia pela SE Viamão 3

18/01/2017

A Sul Engenharia e Sistemas em parceria com a Tecnova concluiu a conexão da SE Pontal com a SE Viamão 3. A SE Pontal é a subestação elevadora do complexo eólico da Enerplan, localizado as margens da Lagoa dos Patos, em Viamão.

O complexo tem previsão de receber a instalação de 128 aerogeradores, atualmente, 25 já estão em operação, totalizando 59,8 MW instalados.  O complexo eólico escoa a energia gerada e se conecta aos SIN através de um linha de transmissão em 230kV, que está ligada a um bay de conexão adicionado junto a SE Viamão 3, da CEEE.

 

 

A Sul Engenharia e Sistemas participou deste processo atuando na área de automação, supervisão e proteção do transformador e da linha de transmissão. O novo módulo da SE Viamão 3, conta com relés de proteção SEL e duas UCS SEL-3530 RTAC responsáveis por reportar dados a CEEE-GT e ONS.

 

  

A SE Pontal conta com os mais diversos tipos de relés de proteção da Schneider e Alstom além de um PCA, equipamento desenvolvido pela Sul Engenharia e Sistemas, o qual é responsável por realizar a aquisição e envio de dados da SE para CEEE-GT e ONS, além disso, o PCA realiza o processo de agrupamento de pontos, exigência do ONS. Através do PCA, também são realizadas a supervisão e operação da SE Pontal.

 

O projeto ainda contou com a complexidade da utilização de diversos protocolos, tais como Modbus TCP/IP. Modbus serial, DNP3.0 serial, DNP3.0 TCP/IP, OPC Cliente e IEC 61850.

 

 

 

Please reload

Posts em Destaque

TANAC torna-se consumidor cativo em 69kV na unidade de Rio Grande, RS.

04/04/2016

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Pesquisa por Tags
Please reload

Siga
  • LinkedIn App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google Classic

© 2016 by Sul Engenharia e Sistemas Ltda.

Sul Engenharia e Sistemas

 

Fale Conosco: (51) 3339-4136